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Mad libs – Apresentação enxuta para sua startup

Qual o problema é atendido, que tipo de solução seu negócio oferece, qual é o mercado que a startup atende: essas são algumas perguntas que precisam ser respondidas no pitch, durante a apresentação da sua startup.

Mas em algumas situações é preciso saber responder todas essas perguntas em apenas uma frase.

“Com a metodologia do Madlib é possível montar uma frase curta, que apresenta todas as características do negócio”

Tiago Gavassi, da Panic Lobster

Para te ajudar a realizar uma apresentação enxuta, confira a seguir quais são os cinco passos do Madlib, uma metodologia internacional utilizada para estruturar a comunicação de negócios:

1) Qual é o seu negócio

“Qual é a sua startup?”

2) O que é o seu negócio

“É um marketplace, uma plataforma ou aplicativo?”

3) Quem é o público alvo e o que ajuda ele a resolver

“Quem são as pessoas para qual sua solução é destinada?”

4) Qual é o problema

“Qual é a dor que essas pessoas enfrentam?”

5) De que forma única

“De que forma sua solução ajuda as pessoas a enfrentar essa dor? “

Ao responder as questões, segundo Tiago, é importante ter de forma clara qual é a dor que seu negócio ajuda a resolver.

“Em 90% dos casos em que as startups desenvolvem o Madlib, falta o problema. Os empreendedores costumam pensar na solução e não no problema. Para identificar o problema, é preciso encontrar a dor”

Com as respostas de todas as perguntas em mãos, para aplicar o Madlib basta organizar as informações em uma frase curta e objetiva.

“A frase é uma ferramenta de validação e conforme a persona que você encontra, o Madlib acaba sendo diferente, por isso é comum ter mais de uma versão da apresentação”

Veja mais no exemplo a seguir:

“A (1 – nome da empresa), é uma (2 – o que é o negócio), que ajuda os (3 – público de negócio) a resolver (4 – o problema) utilizando (5 – de forma única)”

Além de ajudar no entendimento da solução, o Madlib é uma ferramenta que auxilia na construção da apresentação do negócio: o pitch.

Com uma frase curta e rápida, você aumenta as chances de gerar conexão com as pessoas. Essa é uma ferramenta que pode te ajudar inclusive a escrever o pitch do seu negócio, caso ainda não tenha feito”

*Fonte: https://gshow.globo.com/RPC/realities/rocket-startup/noticia/aprenda-a-montar-uma-apresentacao-enxuta-para-sua-startup.ghtml

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